Um projeto analisou uso de tecnologias dos aplicativos Kahoot e InShot no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia do Estudo, no Amazonas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O estudo foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, no bairro Puraquequara, na Zona Leste de Manaus.
Tecnologia e aprendizado
O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
“Entre os resultados obtidos, os alunos estão mais motivados, comprometidos com seu aprendizado, redução da infrequência, principalmente elevação da nota individual do discente com aplicação dessa metodologia”, destacou a professora Daiana Silva, que coordena o projeto
A falta de motivação e o baixo rendimento dos alunos na disciplina foram os principais motivos que a levaram a desenvolver o projeto na escola.
A proposta inovadora que usa tecnologia teve a intenção de atrair a atenção dos estudantes para a disciplina.
RELACIONADAS
+ Escola híbrida pode reconstruir educação após pandemia no Brasil
+ No AM, Uarini e Alvarães recebem cursos para área da educação
+ Profissionais da Educação devem receber até R$ 9 mil do Fundeb, em Manaus
Segundo a professora, é fundamental que os alunos saiam da educação básica com o conhecimento prévio sobre o que é pesquisa e como desenvolvê-la.
Para a educadora, o uso de metodologias ativas aliadas às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ambiente escolar podem auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem.
“A estratégia pedagógica se mostrou muito eficiente, permitindo que o processo da construção da aprendizagem ocorresse de forma divertida e descontraída, despertando maior interesse e dedicação do educando”, disse.
Resultados obtidos
Os resultados da pesquisa comprovam que o uso do aplicativo Kahoot e o InShot possuem grande relevância para aplicação em sala de aula proporcionando um aprendizado de forma diferenciada.
No total, 48 alunos participaram do projeto e utilizaram as ferramentas de forma dinâmica, criativa e interativa, não somente no ambiente escolar, mas também com a comunidade.
A partir das apresentações do projeto na escola, os alunos passaram a utilizar as ferramentas, para estudar para suas atividades e avaliações (Kahoot), e o InShot, para montar seus seminários sem precisar de computador.