O Dia das Crianças, comemorado anualmente no dia 12 de outubro, movimentou o comércio local e dentre as opções, os eletrônicos representaram 25% das vendas, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Um número significativo que, segundo especialistas, serve como um alerta. A exposição às telas devem ser supervisionados e moderados.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a psicóloga que atua em Roraima, Gabriele Almeida, o mercado está de olho nesse público e desenvolve produtos específicos, mas que pais devem ficar atentos.

“Devemos perceber se esses produtos proporcionam um desenvolvimento saudável às crianças. Observar se receberá estímulos criativos é um fator fundamental na hora de escolher uma ferramenta tecnológica aos pequenos”, explicou. 

Criança jogando videogame – Foto: Pixabay/Divulgação

Para a psicóloga Jade Martins, não há como proibir a exposição às telas e novas tecnologias, mas é fundamental a moderação. 

“A conduta dos pais deve ser no sentido de moderar o uso de telas e outras tecnologias como, por exemplo, jogos. Entendemos que, na atualidade, não tem como excluir as crianças desse processo. As próprias escolas fazem uso como ferramenta educacional”, complementou.

Crianças devem ser supervisionadas

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que menores de dois anos de idade não devem sofrer exposição às telas. 

Segundo a entidade, os pais devem limitar o tempo de telas ao máximo de uma hora por dia, sempre com supervisão para crianças com idades entre dois e cinco anos. 

Pais devem ficar atentos ao conteúdo dos jogos - Foto: Agência Brasil
Pais devem ficar atentos ao conteúdo dos jogos – Foto: Agência Brasil

Entre 6 e 10 anos, de uma a duas horas por dia, com supervisão e para adolescentes entre 11 e 18 anos, a SBP orienta que nunca devem passar madrugadas jogando ou na internet.

“Esses cuidados são essenciais para o bom desenvolvimento psicossocial, neurológico e físico. O cuidado deve ser constante”, ressaltou Jade. 

RELACIONADAS

+ Dia das Crianças: confeiteira de RR ensina receita de cookies de caneca

+ Serviços essenciais: veja o que funciona em Roraima no feriado do dia 12

+ Prefeitura de Boa Vista empossa 139 novos cuidadores escolares