A publicidade digital movimentou um total de R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022 no Brasil. 

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Isso reflete um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os dados são da pesquisa Digital AdSpend Brasil da IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade no país, em parceria com a Kantar IBOPE Media.

Segundo o estudo, mais da metade do total de investimentos no primeiro semestre deste ano foi destinado às plataformas de mídias sociais (52%), seguido pelo sites de busca (29%) e publishers verticais (18%). 

Os formatos mais utilizados foram: Imagens, banners ads, gifs e etc (36%); vídeos (35%); e search (29%).

Conforme demonstram os dados, 81% das agências e anunciantes questionados na pesquisa sinalizaram que a expectativa é de aumentar os aportes para o fim do ano, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os valores.

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Para a CEO do IAB BrasilCris Camargo, os investimentos em publicidade digital nos últimos dois anos concentraram maior fatia no segundo semestre. 

“impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”.

Setores que mais investiram em publicidade digital

O Digital AdSpend 2022 indica os 5 setores que concentram 68% da verba em publicidade digital no primeiro semestre deste ano, são eles:

Comércio (25%);

Serviços (24%);

Mídia (7%);

Eletrônicos (7%);

Financeiro (6%).

Os demais setores que representam 32% do total incluem: 

cultura, lazer, esporte e turismo; imobiliário; 

higiene pessoal e beleza; 

alimentos; 

entre outros. 

Dentre os 15 setores analisados, oito cresceram dois dígitos em relação ao mesmo período do ano passado, alguns deles são: bebidas (76%), mídia (62%), alimentos (50%) e vestuário (39%).

Investimentos altos em mídia digital

No período analisado pela pesquisa, nove setores investiram mais de 50% das verba total de mídia em publicidade digital, são eles: brinquedos (91%), escritório e papelaria (80%), agropecuária (78%), bebidas (60%), higiene doméstica (58%), mídia (57%), alimentos (56%), minas e energia (54%) e casa e decoração (53%).

Os outros oito setores, investiram entre 30% e 50% de sua verba total: pet (49%), construção (48%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (37%), beleza (36%), comércio (35%), turismo (35%), bens e serviços industriais (32%) e serviços (30%).