Todo mundo sabe que a queda anormal dos cabelos pode ser um dos primeiros sinais de que algo não está normal no organismo. Mas, o que algumas pessoas não sabem é que a alimentação atua diretamente ou indiretamente em alguns casos.

De acordo com o portal da BBC, o estresse crônico, a predisposição genética, as alterações hormonais e até mesmo certos tratamentos farmacológicos são algumas influências que podem desencadear a queda dos cabelos.

Um exemplo são os alimentos de alto teor de açúcar ou gorduras saturadas que vão inflamar as células capilares. Por isso, os shampoos anti-quedas apresentam efeitos anti-inflamatórios.

O estresse, como citado acima, é outro causador da queda de cabelos. Por isso alimentos como abacate e peixes oleosos ajudam a refrear a produção de cortisol.

Por fim, já se comprovou que os alimentos fermentados apresentam efeitos protetores contra a queda dos cabelos. Eles regulam as bactérias intestinais e suas propriedades inflamatórias. Uma maneira de ajudar as bactérias é consumir probióticos, como iogurte, kefir e outros alimentos fermentados.