Mesmo com as chuvas da última semana, a qualidade do ar ainda não está boa. Na manhã desta segunda-feira, 8, está considerada pouco saudável para a saúde.
As informações são da plataforma World Air Quality Index, que faz o monitoramento qualitativo dos níveis de poluentes em diferentes países.
Com as chuvas, Roraima também reduziu o número de focos de calor ativos detectados por satélites no mês de abril. Os dados são do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No final de fevereiro, um relatório do Inpe mostrou que Roraima liderou o ranking de focos de calor. Confira a matéria.
Por que a qualidade do ar continua ruim mesmo com as chuvas e redução das queimadas?
O professor do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pesquisador do tema de mudanças climáticas, Reinaldo Imbrozio, explicou o motivo da qualidade do ar continuar prejudicial à saúde.
“Isso porque ainda temos vários focos de calor que estão ao redor de Boa Vista, também estão todo o largo ‘grande extensão’ desse arco de desmatamento da região florestal de Roraima, e também temos ainda alguns focos de incêndios que estão sendo verificados, tanto na fronteira como no litoral da Guiana.”
Segundo Imbrozio, existe ainda emissão de gases em locais que não aparentam ter fogo.
“Então, o que acontece agora é que nós temos muita combustão incompleta, o que isso significa é que existe emissão de fumaça nos sistemas florestais sem fogo, então é onde são emitidos principalmente o monóxido de carbono, e o dióxido de nitrogênio, que são gases também altamente poluentes.
Imbrozio afirma também que é preciso mais chuvas para parar a fumaça e melhorar a qualidade do ar.
“Fazer uma previsão de quando tudo isso vai desaparecer, somente quando a chuva, em grande parte, alcançar o nosso estado como um todo e parte da fronteira com a Guiana também”.
Semana inicia sem previsão de chuva em Boa Vista
A previsão do tempo para o início desta semana em Boa Vista aponta que não cairá chuva na capital roraimense, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para esta segunda-feira, 8, a previsão é de muitas nuvens durante todo dia e no período da noite.
Na capital de Roraima, os termômetros podem atingir a mínima de 25°C e a máxima pode chegar à casa dos 36°C.
Já a umidade relativa do ar variará entre 30% e 70%.
Para terça-feira, 9, a previsão do tempo segue sem possibilidade de chuva em Boa Vista, segundo o Inmet. A tendência é de altas temperaturas.
Segundo o Instituto, a temperatura mínima pode chagar a casa dos 27°C e a máxima pode atingir os 37°C.
A previsão é de muitas nuvens durante todo o dia e também na parte da noite.
A umidade relativa do ar variará entre 30% e 70%.