A qualidade do ar de Roraima está considerada ruim há duas semanas. Porém, a situação piorou neste domingo, 24, após a cidade de Boa Vista, capital do estado, ficar totalmente encoberta por fumaça.
Na manhã desta segunda-feira, a neblina e o cheiro forte de fumaça ainda são um problema para a saúde dos moradores de Roraima. A situação pode causar ardência nos olhos, tosse, dor de cabeça, incômodo na garganta, entre outros problemas respiratórios.
No município de Amajarí, região norte do Estado, o Índice de Qualidade do Ar (AQI) é considerado perigoso para a saúde, e todos podem sofrer efeitos graves para a saúde.
Atualmente, o nível de poluentes do ar está com mais de 350 na escala AQI. Para ser considerado um ar bom deveria estar em, no máximo, 50 AQI.
Já na cidade de Boa Vista, este índice está acima de 250 AQI. Ou seja, considerado muito prejudicial para a saúde, toda a população tem maior probabilidade de ser afetada.
Assim, a recomendação é de que crianças e adultos ativos e pessoas com doenças respiratórias devem evitar todos os esforços ao ar livre.
Os dados são da plataforma World Air Quality Index, que monitora os níveis de poluentes e qualidade em diferentes países.