Por conta da qualidade do ar em Roraima que continua ruim nessa terça-feira, 2, a Prefeitura de Boa Vista reforça mais uma vez as dias de os cuidados à população contra a fumaça na capital.

Os sintomas mais relatados pelos moradores nas últimas semanas mais sentidos pela população são: dor de cabeça, olhos irritados e problemas respiratórios são sintomas. Por isso,.

Além de afetar a saúde da população, as queimadas e incêndios poluem o meio ambiente, matam animais silvestres e dificultam tarefas do cotidiano, como ir ao trabalho.

Confira as principais recomendações

Por conta da má qualidade do ar em Roraima, é recomendado evitar atividades esportivas ao ar livre, como caminhadas e corridas. Em vez disso, é possível adaptar exercícios físicos em casa. Por exemplo: polichinelos, abdominais e flexões.

Além disso, manter boa hidratação, principalmente crianças e idosos, para regular a temperatura corporal e desintoxicar o corpo.

Usar máscara facial comum ao sair de casa para amenizar complicações decorrentes da exposição à fumaça intensa.

Manter uma bacia de água no ambiente para umidificar o ar e facilitar a respiração durante o sono. É preciso trocar a água diariamente.

Não queimar lixo. Se possível, armazene em sacolas e aguarde a coleta municipal.

Dessa forma, em caso de dificuldade para respirar, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Qualidade do ar em Roraima

Segundo o Ministério Público de Roraima (MPRR), às 8h45 desta terça-feira, 2, o ar foi considerado perigoso. O índice de qualidade do ar em Roraima tem o calculo realizado em tempo real e atualizado no site do MPRR.