Aterrissou sob aplausos dos passageiros no início da madrugada deste sábado (14), às 2h44, no Aeroporto do Galeão, o quarto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 207 brasileiros repatriados pelo conflito entre Israel e Hamas. A aeronave decolou do Aeroporto de Tel Aviv na sexta-feira (13).

O destino final dos passageiros é em 18 cidades brasileiras. A ampla maioria em São Paulo (118), outras 31 no Rio de Janeiro, 13 em Porto Alegre, dez em Florianópolis e cinco em Brasília e Belo Horizonte. Há ainda quatro que vão para Curitiba, outros quatro para Goiânia, três para Natal, três para Manaus, dois para Fortaleza, dois para Recife, dois para Ribeirão Preto (SP), um para Salvador, um para Vitória, um para Porto Seguro (BA), um para João Pessoa e um para Belém.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Com a chegada do voo, já são 701 os repatriados em uma semana na Operação Voltando em Paz, desde que teve início o conflito no Oriente Médio. Foram cinco voos planejados, com as aeronaves KC-30 e KC-390 Millennium, e um acionamento extra, com a aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República. 

O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer explicou que toda a equipe dele está mobilizada 24 horas para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados de volta para o Brasil. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos para transportar 2,7 mil brasileiros que manifestaram interesse em retornar. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, declarou Meyer.

A articulação do governo brasileiro teve início já no último sábado (7), data dos atentados terroristas em Israel que se desdobraram em conflito armado de grandes proporções. No mesmo dia, foi criado um gabinete de crise.

As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.

O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos.

As tripulações dos voos de repatriação contam com equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir que todos os passageiros tenham acompanhamento tanto para questões de saúde física quanto para a saúde mental, que usualmente sofre consequências diante de situações de tensão típicas de conflitos armados.

A aeronave da Presidência da República destacada para resgatar brasileiros que estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio aterrissou em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (13) . O avião, um VC-2 (Embraer 190) com 40 lugares, aguarda autorização para se deslocar para o Egito. É na fronteira de lá com Gaza que está sendo preparada a logística para que cerca de 20 brasileiros cruzem a passagem de Rafah por via terrestre para, na sequência, serem embarcados no voo de volta ao Brasil. A previsão é de que essa operação ocorra neste sábado (14).

RELACIONADAS

+ Terceiro voo decola de Israel com 69 brasileiros

+ Cerca de 494 brasileiros já retornaram de Israel vindo em aviões da FAB

+ Aeronave aguarda embarque de brasileiros em Israel; veja o vídeo