Os dados mais recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas informam que somente 11% da população acima de 18 anos tomou a vacina de reforço bivalente contra a covid-19.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

O valor corresponde a 27.695 mil pessoas vacinadas, quantitativo bastante inferior à aplicação da primeira dose em que foram imunizadas 207,789 mil pessoas.

De acordo com o boletim epidemiológico, a taxa de vacinação entre adolescentes é de 18,7%.

Isso significa que apenas 4.759 dos adolescentes entre 12 e 17 anos tomaram a dose de reforço bivalente. A título de comparação, na campanha de primeira dose foram vacinados 25.401 mil adolescentes.

Queda da cobertura vacinal

O Ministério da Saúde tem promovido em todos os estados brasileiros o Movimento Nacional Pela Imunização, numa tentativa de elevar os índices de imunização contra diversas doenças.

Em Palmas a campanha iniciou em 30 de setembro e encerra no próximo sábado (14).

Embora o pico da pandemia de covid-19 já tenha passado, a doença ainda representa grave risco à saúde.

Este ano 18 pessoas faleceram em decorrência da doença em Palmas e outras 2. 524 mil pessoas testaram positivo. Desde 2020 já foram confirmados 90.125 mil casos e 766 óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde, a dose de reforço é necessária porque com o tempo o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.

A vacina tem como objetivo evitar que, caso a pessoa seja contaminada, a doença evolua para quadros mais graves.

Quem pode tomar o reforço

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a dose de reforço está disponível para pessoas imunossupressoras e para a população em geral acima de 12 anos.

Os interessados devem se dirigir a qualquer Unidade de Saúde da Família levando documento pessoal com foto ou cartão do SUS. Além do reforço bivalente também estão sendo ofertadas vacinas contra hepatite A e B, tríplice viral, febre amarela, HPV e influenza.

RELACIONADAS

+ Ministério da Saúde estuda vacinação contra covid-19 apenas para prioritários

+ Nova variante da Covid-19 é identificada em cerca de 6 países; saiba mais

+ Covid-19: após casos da cepa Éris cientistas avaliam volta das máscaras