A cidade de Manaus volta a enfrentar fumaça intensa no ar na manhã desta terça-feira (31).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O céu da capital começou a ser encoberto por fumaça densa deste o domingo (29), e se intensificou na noite de segunda-feira (30).

Apesar de campanhas e ações contra, o problema continua.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 24 horas foram identificados 243 focos de queimadas foram identificados no Amazonas.

Com 35 focos de queimadas, Apuí é o município com mais queimadas, nas últimas 24 horas no Estado.

Quadro mostra situação de queimadas – Foto: Reprodução/Inpe
Queimadas por municípios – Dados: Inpe

Qualidade do ar

A população está respirando ar bastante poluído. Segundo o Selva, a qualidade do ar está entre muito ruim e péssimo.

Imagem de satélite e os focos de queimadas no Brasil- Foto: Reprodução/Inpe

Cuidados

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orienta sobre cuidados necessários diante do grande risco de doenças respiratórios nesse período de seca no estado.

O órgão orienta que a população se proteja, principalmente nos dias em que o ar está mais afetado pela fumaça, evitando estar em ambientes externos, visando prevenir infecções respiratórias.

A recomendação é voltada, principalmente, para crianças, idosos, gestantes, puérperas e pacientes crônicos que fazem parte dos grupos mais vulneráveis.

Outras recomendações incluem uso de máscara de proteção respiratória quando houver circulação em ambientes com fumaça; manter-se hidratado com a ingestão de líquidos e proteger a pele dos danos causados pelos raios solares com a aplicação de protetor solar.

Em caso de reação alérgica nos olhos ou narinas, a orientação é evitar contato com as áreas afetadas, não coçar olhos e nariz. A situação pode ser amenizada com lavagem nas regiões com soro fisiológico.

Em qualquer agravamento dos sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico adequado e em tempo oportuno.

RELACIONADAS

+ Novo Consórcio de prefeituras da RMM visa maior controle de queimadas no AM

+ PF sobrevoa principais áreas devastadas por queimadas em Autazes-AM

+ Fumaça toma conta de Manaus pelo quarto dia consecutivo

Ações do governo

Na última dia 19 de outubro, o Corpo de Bombeiros do estado apresentou um plano estratégico de combate às queimadas no estado na Assembleia Legislativa do Amazonas.

No dia anterior a apresentação, o governo estadual e o Ministério do Meio Ambiente realizaram a primeira reunião de alinhamento sobre o novo programa federal União com Municípios para o controle de incêndios florestais.

O investimento é estimado em R$ 600 milhões do Fundo Amazônia.

Considerados prioritários no combate aos incêndios florestais e desmatamento, os municípios amazonenses incluídos na listagem inicial do MMA foram: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Lábrea, Manicoré, Maués e Novo Aripuanã.

Ainda este mês, o Governo do Amazonas recebeu mais de 2 mil kits de combate às queimadas do Prevfogo/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Foram entregues cantis, facões, lanternas, pinga-fogo, abafadores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros.

Pelo Ibama também já foram enviados 289 brigadistas.

Lançado pela gestão estadual, no “Painel do Clima” é possível acompanhar a situação atual do Amazonas acerca dos incêndios.