Ícone do site Portal Norte

Queimadas em Roraima: Estado é o primeiro em focos de calor no Brasil

Queimadas em Roraima assustam moradores de Amajari, interior de Roraima

Roraima é quem mais tem focos de calor no Brasil - Foto: Reprodução/Redes Sociais

As queimadas em Roraima estão provocando defeitos devastadores no estado. Há municípios decretando estado de calamidade, autoridades pedindo calamidade no estado, animais morrendo e a fumaça ocupando todos os espaços.

O cenário devastador também trouxe outra consequência. Atualmente, Roraima tem mais de 2.290 focos de calor e faz o estado ser o primeiro colocado no ranking nacional.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foram destacados pela Agência Brasil nesta sexta-feira, 23.

Queimadas em Roraima representam 22% de todo o fogo do Brasil

Os mais de 2.290 focos de calor em Roraima representam 22% dos focos registrados no país. Somente em fevereiro, foram registrados pelos satélites do programa de queimadas do Inpe 1.691 focos ativos em Roraima. Do total, mais de 1.000 foram registrados apenas esta semana.

Atualmente, Roraima tem 8 dos 10 municípios do Brasil com o maior número de focos de calor, segundo o Inpe. A cidade de Mucajaí é a com o maior número de focos, 277; seguida por Caracaraí (264), Amajari (224), Rorainópolis (180), Iracema (114), Boa Vista (107), Alto Alegre (106) e Bonfim (97).

O estado passa por um período de forte estiagem, agravado pela influência do fenômeno do El Niño.

Sair da versão mobile