Roraima vive um período de forte estiagem causado pelo fenômeno El Niño, com várias regiões sofrendo por conta das queimadas. Diante disso, três municípios decretaram situação de emergência e estão sendo castigados pelo fogo: Uiramutã, Normandia e Amajari.

As informações estão em Diário Oficial dos Munícipios (DOM).

Queimadas em RR: três municípios decretaram situação de emergência
Queimadas no interior de Roraima – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Roraima é o estado mais focos de queimadas no Brasil

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), Roraima é o estado mais focos de incêndios no Brasil.

Até esta quarta-feira, 21, foram contabilizados 1831 focos de queimadas.

Segundo o Inpe, Mucajaí, ao Sul de Roraima, lidera o ranking de municípios com focos de calor, sendo 277 focos até o momento.

Além disso, em várias regiões do estado, as chamas consumiram toda a área de mata, espantando os animais. O cenário é de desolação.

Nas redes sociais, diversas postagens mostram fogo se propagando com rapidez, chegando próximo à casa de moradores.

No município de Amajari, ao Norte de Roraima, o fogo já destruiu várias propriedades e está indo em direção às rochas dos do platô, na Serra do Tepequém, uma das principais áreas turísticas de Roraima.

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobrevoaram as áreas atingidas pelo fogo, em Amajari.

Segundo o Governo de Roraima, a missão foi para identificar, mapear e buscar estratégias para combater as queimadas na região.

As comunidades indígenas também estão sendo afetadas. No último domingo, 18, um incêndio de grandes proporções atingiu a Comunidade Indígena Bananal, em Pacaraima, Norte de Roraima.  

As chamas tiveram que ser controladas pelos próprios moradores até a chegada dos bombeiros.

Queimadas em RR: três municípios decretaram situação de emergência
Áreas destruídas pelo fogo – Foto: Reprodução/Redes Sociais