O parlamentar será o integrante mais jovem do primeiro escalão do governo do presidente Lula. Ele completou 34 anos em 27 de agosto.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Nascido na cidade de Santa Inês, no Maranhão, ocupa uma das cadeiras na bancada do PP na Câmara e está no seu 3º mandato como deputado federal.

O “sobrenome” Fufuca é um apelido de infância do pai dele, Francisco Dantas, conhecido no Maranhão como Fufuca Dantas e que atualmente é prefeito da cidade de Alto Alegre do Pindaré, a 219 km de São Luís.

Em sua rede social, o novo ministro anunciou que aceitou o convite feito pelo presidente para assumir o Ministério do Esporte. “Me sinto honrado pela oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro e de trabalhar ainda mais pelo meu País.

Agradeço ao presidente pela confiança, aos parlamentares da bancada do Progressistas na Câmara dos Deputados pelo incondicional apoio e ao meu amado povo do Maranhão. Tenham certeza de que farei o meu melhor”, disse André Fufuca.

Ele ocupará o lugar de Ana Moser, que estava à frente do ministério desde 4 de janeiro deste ano. A troca faz parte de uma reforma ministerial arquitetada por Lula para abrigar mais representantes do Centrão na Esplanada e, consequentemente, ampliar sua base de apoio para pautas importantes ao governo no Legislativo.

O PP queria um ministério com recurso e capilaridade para atender às emendas de congressistas e ajudar nas eleições municipais de 2024. Depois de ter prometido o Ministério do Desenvolvimento Social (mas sem o Bolsa Família, principal carro-chefe da pasta), Lula voltou atrás e ofereceu os Esportes com mais secretarias – turbinando, assim, o orçamento do ministério.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (6), o deputado federal e líder do Partido Progressistas, André Fufuca (MA), como novo ministro do Esporte. Ele assume a pasta no lugar de Ana Moser, demitida do cargo. A nomeação e posse serão realizadas na próxima semana, quando o presidente retorna da reunião do G20, na Índia.

RELACIONADAS

+ ‘Mudam os jogadores, mas não muda a estratégia do time’, diz Padilha

+ André Fufuca assumirá ministério do esporte após demissão de Ana Moser

+ Lula negocia com Centrão e deve anunciar reforma ministerial