Atualmente a redução da jornada de trabalho está em discussão no Senado Federal. Muitos trabalhadores veem com bons olhas a ideia de terem mais dias de descanso durante a semana.

A discussão sobre as horas trabalhadas não é um tema novo para o Congresso Nacional, que ao longo dos anos debateu sobre o assunto. Veja o histórico das discussões sobre a jornada de trabalho na Casa.

Jornada de trabalho

Apesar de não ser um debate novo, somente em 2023 o tema voltou a ganhar forças entre os parlamentares, com o PL 1.105/2023. Muitos projetos anteriores acabaram não avançando.

No período de 1987-1988, o Senado realizou uma Assembleia Nacional Constituinte a redução da carga horária já era alvo de embates e discussões entre os parlamentares. Na época a carga total era de 48h semanais.

Leia mais: Redução da jornada de trabalho é tema de debate no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época líder de movimento sindical, lutou pela aprovação de uma emenda que propunha a diminuição da carga para 40h semanais.

Durante seu discurso em Plenário, Lula afirmou que a redução “seria uma forma de melhorar as condições de trabalho, além de permitir mais tempo para lazer e a criação de milhares de empregos.”

Entretanto, a proposta recebeu rejeição da maioria que votou pela aprovação das 44h semanais. A norma consta na Constituição Federal até os dias de hoje. Além disso, está presente na Carta que determina a “duração do trabalho” não superior a 8h diárias e 44 semanais.

PEC 231/1995

Outra proposta que passou pelo Congresso é a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 231/1995, que propunha a redução gradativa da jornada de trabalho. Ou seja, aos poucos a mesma passaria de 44h para 40h semanais.

Além disso, a matéria estabelecia que o salário teria um acréscimo de no mínimo 75%, mas a PEC acabou sendo arquivada por não ter sido votada ao final de sua tramitação na Casa.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.