O Decreto 10.979/2022 que reduz o imposto sobre produtos industrializados (IPI) foi publicado na sexta-feira, 25, e chamou a atenção de consumidores que buscam comprar um carro novo, por exemplo. A redução do imposto para veículos é de 18,5%, e para produtos em geral, com exceção de derivados do fumo, o desconto chegará a 25% da alíquota.

Uma análise da Bright Consulting, especialista no mercado de automóveis, mostra que o abatimento no preço final pode frustrar o consumidor e ficará bem abaixo de 18,5%.

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Segundo a empresa, considerando a média de IPI recolhido ao redor de 10%, o efeito médio em preços finais será com descontos entre 1,7 e 1,8%. 

O efeito em cada segmento será diferente. O segmento de carros populares terá redução de preços menor. Nos segmentos onde o IPI atual é maior, as reduções também serão maiores.

Mesmo com a redução significativa das alíquotas do IPI, a redução de preços será limitada também devido à carga ainda pesada que os outros impostos causam no varejo.

Abaixo, você confere como exemplo a média de preços que deve ficar na venda ao consumidor final de São Paulo. O levantamento do UOL Carros leva em conta os dados de emplacamentos de janeiro.

Também foram consideradas as versões de entrada de cada um dos carros.

– Fiat Strada – preço atual: R$ 94.074 / após reduzir IPI: R$ 92.352

– Hyundai HB20 – R$ 74.590 / após reduzir IPI: R$ 73.687

– Chevrolet Onix – R$ 74.620 / após reduzir IPI: R$ 73.717

– Jeep Renegade – R$ 128.115 / após reduzir IPI: R$ 125.770

– Hyundai Creta – R$ 121.690 / após redzur IPI: R$ 120.415

A expectativa para a indústria é que a redução do IPI estabeleça um crescimento de venda no país entre 100 a 150 mil automóveis até o final de 2022.

O aumento no volume total de vendas poderá alcançar até 5%, segundo a Bright.

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