Regina Duarte recebeu um alerta do Instagram, após compartilhar, há seis dias atrás, uma notícia falsa sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. A postagem segue no perfil da atriz, porém, com uma mensagem apontando que a informação é falsa.

A ex-global postou um vídeo do político português de extrema-direita, André Carlo Amaral Ventura, acusando Lula de recusar ajuda do país. No entanto, o Instagram desmentiu a afirmação, anexando a checagem da Lupa.

Quando os usuários acessam a publicação, o Instagram emite o seguinte aviso: “Informação falsa, verificada por checadores independentes de fatos”. Ao clicar em “ver porque”, os usuários podem ter acesso ao material de verificação.

Na legenda, Duarte questionou o governo brasileiro, insinuou que o país enfrenta uma guerra e criticou a suposta recusa de apoio durante a crise. Atualmente, 93% das cidades do Rio Grande do Sul sofrem com as consequências das enxurradas e fortes chuvas, que perduram desde o fim de abril.

Como está o Rio Grande do Sul agora?

O Rio Grande do Sul contabiliza 155 mortes, conforme boletim publicado neste domingo (19). Além disso, 89 pessoas seguem desaparecidas.

O balanço ainda sinaliza que quatro, de dez rios na região, seguem acima da cota de inundação. Em contra-ponto, o Lago Guaíba apresenta, gradativamente, redução.

Mais de 540.000 pessoas seguem desalojadas, enquanto 76.955 estão em abrigos.