O Reino Unido aprovou planos para recusar barcos com imigrantes ilegais em suas praias.

Autoridades de fronteira serão treinadas para expulsar barcos das águas britânicas, mas só usarão a nova tática quando a considerarem segura, disse nesta quinta-feira, 9, uma autoridade do governo britânico que pediu para não ser identificada.

Essa aprovação aprofunda a crise com a França sobre como lidar com uma disparada de pessoas que arriscam as vidas tentando cruzar o Canal da Mancha em pequenas embarcações.

Centenas de barcos pequenos já tentaram a jornada da França à Inglaterra apenas em 2021.

A disparada acontece todos os anos no verão, mas está maior do que o normal porque trajetos alternativos foram fechados.

Michael Ellis, procurador-geral interino do Reino Unido, delineará a base legal para as autoridades de fronteira acionarem a nova estratégica, disse a autoridade.

A secretária de Assuntos Internos, Priti Patel, disse ao ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, que deter as pessoas que partem da França em barcos pequenos é sua ‘prioridade número um’.

Patel havia irritado o governo francês no início desta semana ao indicar que o Reino Unido poderia reter cerca de 54 milhões de libras esterlinas de financiamento que prometeu para ajudar a conter o fluxo de imigrantes.

Em resposta tuitou o ministro francês, “a França não aceitará nenhuma prática que vá contra a lei marítima, nem chantagem financeira”.

 

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia

Cantor de forró é morto a tiros após comemorar o aniversário em casa de show, em Manaus

 

Áudio de Bolsonaro não convence e caminhoneiros seguem bloqueando rodovias; em RR, BR-174 está totalmente interditada

 

Tremor de terra de magnitude 4.8 atinge Atalaia do Norte, no AM

 

Operação Hórus prende homem que transportava pescado ilegal, no AM

 

Em Manaus, 35 pontos de vacinação contra a Covid-19 estarão funcionando nesta quinta e sexta