A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de janeiro, informou que vai pedir a reconvocação do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.

O ex-gestor foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira (9) na Operação Constituição Cidadã que investiga suposto uso da máquina pública para interferir nas eleições de 2022.

Silvinei é suspeito de montar barreiras nas estradas para dificultar o acesso de eleitores às urnas durante o segundo turno das eleições presidenciais.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Na época, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que nenhuma das operações de fiscalização de ônibus de eleitores impediu que as pessoas votassem.

“As operações realizadas, e foram inúmeras operações realizadas, foram, segundo o diretor da PRF […], realizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja: um ônibus com pneu careca, com farol quebrado, sem condições de rodar era abordado, e era feita a autuação”, disse Moraes.

Ainda segundo o ministro, as operações apenas retardaram a chegada dos eleitores aos locais de votação.

“Isso, em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores até a seção eleitoral. Mas, em nenhum caso, impediu os eleitores de chegarem às suas seções eleitorais”, concluiu.

Silvinei Vasques foi ouvido pelo colegiado no dia 20 de junho.

Para a relatora, a comissão está seguindo a linha de investigação correta e em consonância com fatos.

Mentiu para CPMI

Eliziane afirmou que, apesar de a CPMI não ter tido acesso a inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) nem da Polícia Federal, o ex-PRF mentiu para a CPMI.

“Quando Silvinei esteve na comissão, mentiu de forma escancarada em várias linhas. Tivemos vários pontos que pudemos comprovar, inclusive no momento da oitiva dele. Na sequência, encaminhamos uma representação junto ao Ministério Público Federal, para que tomasse as devidas providências. Logo em seguida, conversei com o presidente [da CPMI], deputado Artur Maia e com a imprensa, [dizendo] que havia a necessidade de reconvocação do Silvinei. E hoje, mais do que nunca, a partir desta prisão, está clara a necessidade dessa reconvocação”, disse a relatora.

RELACIONADAS

+ CPMI atos 8/1: relatora quer acareação entre Torres e delegado da PF

+ Anderson Torres depõe à CPMI dos Atos antidemocráticos do dia 8 jan

+ CPMI do 8 de janeiro retoma sessão e ouve ex-diretor da Abin

Acareações

Eliziane sugeriu que a comissão realize acareações como, por exemplo, entre o ex-Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres e o superintendente da Polícia Federal na Bahia, Leandro Almada.

Também é pedido acareação entre Vasques e integrantes da instituição, perante os relatórios e ordens de serviços onde constam, segundo a relatora, um direcionamento desses agentes para a região Nordeste.

Além disso, ela não descarta a possibilidade de ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro na CPMI do 8 de Janeiro.