O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, recebeu oficialmente das mãos da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), no final da tarde desta terça-feira (24), o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O relatório, que tem 3 volumes com 1331 páginas, traz em seu conteúdo todo o levantamento feito durante a comissão no processo de investigação sobre os atos golpistas. Além disso, o relatório contém um acervo com depoimentos, áudios, vídeos e um conjunto de informações que foi entregue em arquivo digital.

Eliziane reforçou que “o 8 de janeiro não pode mais ser repetido na história do Brasil” e que “hoje é uma etapa muito importante para a CPMI”. A parlamentar estava acompanhada do deputado Rogério Correia (PT-MG) e da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Para a elaboração do relatório, que levou 5 meses de trabalho, foram ouvidas dezenas de pessoas. A relatora enfatizou que ”foi um trabalho muito intenso, com dezenas de quebras de sigilo e ao final nós indiciamos 61 pessoas, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 8 generais integrantes das forças armadas no Brasil”.

O ministro da CGU disse que serão tomadas as providências necessárias para a continuidade das investigações. Segundo ele “esse trabalho contribuiu para a reconstrução da nossa democracia e das instituições”.

Mais cedo, o relatório foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Na quarta-feira (25), receberão o parecer o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Veja o vídeo:

RELACIONADAS:

+ Autoridades judiciais recebem relatório da CPMI do 8 de Janeiro