O resultado preliminar do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (2).
Os participantes podem conferir seu desempenho na prova de habilidades clínicas por meio do Sistema Revalida.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Quem desejar interpor recurso ao resultado preliminar pode fazer a solicitação até o dia 6 de fevereiro, pela mesma plataforma.
Segundo o Inep, os recursos deverão conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, em conformidade com as versões finais do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), uma espécie de gabarito do exame.
“Cabe reforçar que apenas os participantes em situação de reprovado, com base no resultado preliminar da segunda etapa, poderão interpor recursos”, reforçou o instituto. Os resultados finais do exame serão divulgados no dia 9 de março, também por meio do Sistema Revalida.
RELACIONADAS
+ Prazo para inscrição na 1ª etapa do Exame de Diplomas Médicos termina nesta sexta
+ Exame de Diplomas Médicos 2023: Inep publica edital para a primeira etapa
+ Inep divulga versão preliminar de gabarito do Exame de Revalidação 2022/2
Segunda etapa do Revalida
A segunda etapa do Revalida foi aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022.
A estrutura da prova de habilidades clínicas contou com um conjunto de dez estações.
Os participantes realizaram tarefas específicas dentro de cinco grandes áreas de exercício profissional (clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia).
O exame apresentou situações-problema e estudos de casos que consistiram na investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e no aconselhamento a pacientes ou familiares.
Exame
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco áreas da medicina citadas anteriormente.
O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.