O rio Amazonas registrou níveis abaixo da faixa de normalidade para o período. O alerta é do Serviço Geológico do Brasil (SGB).  

Conforme o 16º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, o processo de enchente continua no rio Amazonas. Mesmo com a subida, a cota do rio não chegou a um índice considerado regular para a época.  

Na semana de divulgação do relatório, publicado no dia 19 de abril, as subidas diárias chegaram na ordem de 5 centímetros em Itacoatiara e 4,5 centímetros em Parintins, ambos no interior do Amazonas, e três centímetros em Óbidos, no Pará.  

Bacia Amazônica  

Já o rio Negro voltou a descer. O nível de queda diário atingiu 7 centímetros no município de São Gabriel da Cachoeira, e 5 em Tapuruquara. Em Barcelos, o curso d’água continua em subida.  

Na capital amazonense, o rio Negro também registra crescimento, com elevação média de 6 centímetros diários. O boletim aponta níveis considerados normais nas calhas do rio Negro.  

O monitoramento indica que os níveis do rio Solimões em Tabatinga estão abaixo do regular para o período. Fonte Boa também apresenta descidas. Já Itapeuá e Manacapuru continuam em processo de enchente.  

Com exceção de Tabatinga, as calhas do rio Solimões registraram níveis esperados para o período. 

O rio Branco contabilizou queda em Boa Vista e em Caracaraí. Os níveis são considerados baixos para a época.