Imagens da derrubada de palmeiras imperiais na Via Chico Mendes, em Rio Branco, foram alvo de críticas por moradores nesta terça-feira (12).

Um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais mostra equipes da prefeitura retirando as árvores centenárias, gerando preocupação em relação ao meio ambiente.

A viralização das imagens levou o Ministério Público do Acre (MP-AC) a questionar as circunstâncias da retirada das árvores.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O MP-AC informou que tem acompanhado de perto as obras de revitalização da Via Chico Mendes e que as imagens serão anexadas ao procedimento já instaurado.

Em resposta às críticas da população, a Prefeitura de Rio Branco emitiu um vídeo explicando os motivos por trás da derrubada das árvores. 

Segundo a gestão, a decisão de remover as palmeiras se baseou nas condições precárias em que as árvores estavam.

Confira:

As equipes de gestão fizeram uma vistoria e detectaram problemas como a infestação de cupins e da praga conhecida como broca-do-olho-das-palmeiras.

A prefeitura também destacou que a remoção das árvores teve como objetivo evitar riscos à segurança, já que algumas das palmeiras apresentavam risco de queda.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, explicou que as palmeiras estão sendo substituídas por outras no mesmo local, e em maior quantidade do que antes.

RELACIONADAS

+ Derrubada de árvores deixa um morto e um ferido em Rio Branco

+ Chuva causa queda de árvore centenária e outras ocorrências em Manaus

+ Plantar árvores na rua pode salvar vidas, revela pesquisa do ISGlobal