A prefeitura de Rio Branco, por meio do Projeto Recomeço para as Famílias 2023, iniciou nesta segunda-feira (23), a entrega de móveis para os atingidos pela enchente.

Além dos móveis, eletrodomésticos e utensílios foram distribuídos para as famílias que perderam tudo ou quase tudo em março deste ano.

Muitas famílias não tiveram tempo de salvar itens essenciais como geladeira, fogão, guarda-roupa, ventilador e até mesmo a cama.

O Projeto Recomeço visa repor itens fundamentais para a reconstrução das vidas dessas famílias.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Na segunda-feira (23), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SASDH) e da Defesa Civil Municipal visitaram as casas das famílias contempladas pelo projeto.

Na ocasião, foram entregues os produtos adquiridos pela prefeitura com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 7 milhões.

A secretária da SASDH, Suellen Araújo, destacou que serão atendidas 4 mil famílias que foram mapeadas e cadastradas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“A população tem que entender que nós temos pré-requisitos. Infelizmente foram mais de 15 mil famílias atingidas nessa enchente, mas infelizmente não serão atendidos todos porque a gente tem que priorizar. Pedimos que não vão aos Cras, à secretaria de assistência ou à prefeitura, porque todas as famílias foram mapeadas e cadastradas via Defesa Civil”, destacou.

Mais de 4 mil famílias receberão os utensílios – Foto: Val Fernandes/Assecom

A entrega começou pela regional do Rui Lino, abrangendo 42 bairros afetados pelas águas do Igarapé Batista.

As primeiras 20 famílias estão sendo beneficiadas nesta fase inicial. 

O aposentado José Lopes, que teve sua casa coberta pela água, recebeu uma cama box de casal, guarda-roupa e uma televisão, reposição dos itens perdidos na alagação.

Além dos móveis e eletrodomésticos, todas as famílias também receberam cestas básicas, contendo 30 kg de alimentos cada. 

Ao todo, mais de 40 mil produtos serão entregues ao longo da execução do programa, sendo mais de 17 mil móveis e eletrodomésticos.

RELACIONADAS

+ Comerciantes afetados pela enchente receberão auxílio em Rio Branco

+ Programa de Coleta Seletiva é lançado em Rio Branco; confira detalhes

+ Avenida Ceará terá rota alternativa durante obra de viaduto em Rio Branco