Neste domingo, 12, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro confirma que tem três cidades que reconhecem enfrentar, neste momento, uma epidemia de Influenza A.

Além da capital e de São João de Meriti, neste sábado, 11, o município de Japeri confirmou estar nesta situação.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Autoridades de Japeri, que tem cerca de 106 mil habitantes e fica na Região Metropolitana, afirmaram que houve um aumento de atendimentos de 48% por sintomas de síndrome gripal

A Prefeitura do Rio de Janeiro afirma ter diagnosticado 23 mil casos de Influenza A, em números que tiveram a última atualização na quinta-feira, 8.

A SES ativou seu plano de contingência e instalou três tendas para reforçar o atendimento.

As novas instalações ficam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Marechal Hermes e Tijuca, na Zona Norte, e de Botafogo, na Zona Sul. A pasta pretende ainda inaugurar nos próximos dias tendas na Penha, Zona Norte, e Jacarepaguá, Zona Oeste.

____________________________

RELACIONADAS

Aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada por Influenza ou Covid é alerta para manter prevenção, diz médico no AM

Chegada das chuvas faz FVS emitir alerta sobre complicações do vírus Influenza no Amazonas

Vacina da Influenza só pode ser aplicada 15 dias após imunização da Covid-19

____________________________

Conforme a SES, a média móvel de atendimentos diários a pacientes com sintomas de síndrome gripal nas UPAs da capital passou de 173 no período de 15 a 20 de novembro para mais de 4.500 no período de quatro a sete de dezembro. Um crescimento de mais de 2.600%.

Ainda conforme a secretaria, na quinta-feira, 9, informou ter percebido aumento do número de casos em mais quatro cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo, todas cidades da Região Metropolitana.

Procuradas, as administrações das cidades negaram enfrentar uma situação de epidemia e afirmaram ter pedido mais doses de vacina ao governo do estado, no que não obtiveram resposta.

Na sexta-feira, 9, a pasta distribuiu mais 160 mil doses do imunizante. Ao todo, 100 mil foram para a capital e os 60 mil restantes foram distribuídos para outros municípios.

Também na sexta-feira, a cidade do Rio de Janeiro recebeu mais 400 mil doses, doadas pelo governo do estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan.

____________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS