A catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul será tema de debate no Senado na próxima semana. O debate será feito pelo requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS).
“Neste momento difícil, é essencial que nos guiemos pela solidariedade, compaixão e compromisso com os direitos humanos, visando a reconstrução e a esperança para o povo do RS”, disse.
Veja lista dos convidados:
- representantes do governo do RS;
- a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva;
- Suely Araújo, representando o Observatório do Clima;
- o ambientalista e líder indígena Ailton Krenak;
- o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Enchentes no Rio Grande do Sul
As enchentes atingiram diretamente mais de dois milhões de pessoas no RS, obrigando mais de 600 mil a abandonarem suas casas. As enchentes danificaram severamente a infraestrutura do estado, das casas e do comércio, incluindo o aeroporto da cidade.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul apontou que as cheias, de proporções inéditas, atingiram 90% da indústria do estado.
Até o momento, o governo do RS afirmou que as enchentes e enxurradas causaram 163 mortes. Outras 65 pessoas estão desaparecidas, e 537.380 ficaram desalojadas.
Ontem, o governador Eduardo Leite apresentou as reivindicações aos senadores da Comissão Temporária Externa.
O governador pediu aporte do governo federal para compensar perdas de arrecadação sofridas pelo estado e recuperar a capacidade de investimentos.