O Rio Negro começou a registrar, desde domingo, 27, a redução do nível das águas. Nesta segunda-feira, 27, também houve baixa. Entre os dois dias, o recuo foi de dois centímetros chegando a marca de 29,73 metros pela manhã.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme o Porto de Manaus, após atingir 29,75cm no sábado, o Negro baixou para de 29,74 metros no domingo.

Já na manhã desta segunda, o Porto registrou, novamente, a descida das águas atingindo 29,73 metros.

Desde que o nível das águas do Rio Negro atingiu a marca de 29,73 metros no dia 17 de junho, a cheia de 2022 se tornou a 4ª maior da história já registrada em Manaus.

_______________________________________

RELACIONADA

Com 29,73 metros, Rio Negro já registra 4ª maior cheia da história em Manaus

_______________________________________

Na sexta-feira, 24, o boletim do Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou que as estações monitoradas da calha principal do Amazonas indicam um provável fim do processo de cheia apresentando praticamente estabilizadas na última semana.

Bacia do rio Negro

Segundo o SGB, em São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do rio Negro, os níveis começaram a baixar na última semana.  Como é uma região de reposta hidrológica rápida, é possível que o rio volte a subir, caso ocorram chuvas expressivas na região.

Em Barcelos, o nível do rio superou a máxima histórica atingida no ano passado, configurando uma nova cheia máxima.

Em Manaus, o rio apresenta processo de estabilização, descendo 2 cm nos últimos dois dias.

Esse comportamento indica que o rio está próximo do fim do processo de enchente.

Nesta segunda, o Portal Norte entrou em contato com o Serviço Geológico do Brasil para saber, de fato, se a cheia 2022 chegou ao fim, e segundo o órgão “os totais pluviométricos deverão ainda continuar de normal a acima do normal, sendo o portanto, uma descida dos níveis dos rios provavelmente mais lenta”.

Leia a nota

Estamos adentrando no trimestre de JAS, o mais seco do ano e que pela época é condizente com uma descida natural do nível dos rios. 

Por outro lado, tal como no ano passado e pela presença de um persistente La Niña desde meados de 2020 com forte probabilidade de continuar até o final de 2022, os totais pluviométricos deverão ainda continuar de normal a acima do normal, sendo o portanto, uma descida dos níveis dos rios provavelmente mais lenta.

A situação era mais preocupante no ano passado, isto porque já havia fortes sinais de continuidade do La Niña ao longo de 2021 sobre a estação chuvosa de 2022. Isto foi amplamente divulgado pelos principais centro mundiais como CPC/IRI e no Brasil, INMET e CPTEC.

Diferentemente, neste ano existe um grau maior de incerteza sobre um transição do La Ninã no final do ano para a Neutralidade no Pacífico e tais condições dependem de monitoramento constante.

Cota do Rio Negro

Segundo a Defesa Civil do Município, a mínima do rio deve chegar a 23, 86 metros e até o momento a máxima 29, 75 metros.

*Matéria atualizada às 12h27

_______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS