A seca já começou a influenciar no nível das águas no Amazonas e o rio Negro registra o nível de 26,73 metros, de acordo com a medição do Porto de Manaus.

Quando o rio começou a descer, em 23 de junho deste ano, a medição indicava 26,84 metros. Isso representa uma redução de 11 centímetros.

De quarta-feira (3) para esta quinta (4), o Porto de Manaus indica o maior valor de diminuição para a seca 2024. São 3 centímetros a menos, de 26,76 para 26,73.

A pior estiagem registrada no Amazonas aconteceu no ano passado e o rio Negro iniciou o processo de vazante em 17 de junho, portanto seis dias antes deste ano. Desta data até 4 de julho de 2023, o rio havia descido 33 cm.

Na comparação com o mesmo período, dia 4 de julho do ano passado, o Porto de Manaus registrava 27,96 metros. A cota atual é 1,23 metro a menos do que o observado no ano passado para a mesma data.

Seca no rio Negro deve ser pior em novembro

Na semana passada, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) avisou que a seca vai ser longa entre setembro e novembro em 14 estações de monitoramento.

As previsões indicam que o índice de chuvas pode ser o menor já visto. Isso pode afetar várias cidades nas calhas dos rios Madeira, Negro, Solimões e Tapajós.

As áreas mais em risco são Manicoré e Fonte Boa (Rio Madeira), Tabatinga (Solimões), que já sofre com os efeitos, em setembro e Manaus em novembro.

Redução no índice de chuvas

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) disse que, de abril de 2023 a abril de 2024, choveu 27% menos na região.

A partir disso, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Amazonas (Sindarma) emitiu um aviso importante sobre os níveis muito baixos dos rios do Amazonas.

Em fevereiro, eles já tinham avisado com base nos dados das transportadoras. Agora, a estiagem começou de verdade e as previsões parecem concretizar-se.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.