A Prefeitura de Rio Preto da Eva, a 57 Km de Manaus, decretou situação de emergência por 90 dias em razão da cheia do rios Amazonas, Paraná da Eva e Rio Grande.

O decreto de nº 33/2022 foi assinado no dia 27 de abril, pelo prefeito Anderson de Souza, e publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) na edição desta terça-feira, 3.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Além de Rio Preto da Eva, dez municípios já decretaram situação de emergência por conta da subida dos rios no interior do Estado.

De acordo com dados do Centro de Monitoramento e Alerta do Amazonas (Cemoa), da Defesa Civil do Estado, a calha do médio Amazonas está no status de transbordamento, e se aproxima da cota de maior enchente registrada nos municípios banhados pelo rio. 

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) aponta que o nível do Rio Amazonas encontra-se acima do limite superior da faixa de normalidade.

__________________________________

RELACIONADAS

+ Cidade de Juruá, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Itamarati, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Boca do Acre, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia dos rios Purus e Acre

Eirunepé, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

+ Itacoatiara, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia do Rio Amazonas

__________________________________

O decreto também cita que os atingidos pela subida dos rios podem retirar valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

“De acordo com a Lei nº 10.878, de 08.06.2004, regulamentada pelo Decreto Federal no 5.113, de 22 de junho de 2004, que beneficia as pessoas em municípios atingidos por desastres, e cumpridos os requisitos legais, autoriza a movimentação da sua conta vinculada ao FGTS e visa socorrer o Ente Federado que teve sua capacidade de resposta comprometida”, diz um trecho do decreto.

Em entrevista ao Portal Norte, o agente da Defesa Civil de Rio Preto da Eva Nilson Ferreira Rolim informou que 80 ramais do município já apresentam alagações.

“Com a chuva intensa do mês de abril, houve o transbordamento dos rios e igarapés do município, gerando como consequências danos nas estruturas públicas: 80 ramais, 27 pontes e 30 bueiros, além de sinistros envolvendo pessoas”, relatou.

A subida dos rios já causa prejuízo aos agricultores e à educação no município.

“A cheia aqui em Rio Preto da Eva afeta a renda familiar de agricultores, causa transtornos aos alunos e profissionais da educação e de outros órgãos públicos devido ao alagamento de vias de acesso em algumas comunidades. Já contabilizamos perda da produção de reibeirinhos e prejuizos aos comerciantes”, comentou. 

Wesley Safadão

Em março deste ano, a Prefeitura de Rio Preto da Eva contratou o show de Wesley Safadão por R$ 650 mil, para a festa de aniversário de 40 anos do município.

Além de Wesley Safadão, os cantores Léo Magalhães, JM Puxado e Israel Novaes também se apresentaram no complexo esportivo no Centro da cidade.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS