Ícone do site Portal Norte

Ministério da Saúde lança testagem de inédita Hepatite D em Rondônia

Fachada do Ministério da Saúde. - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou um projeto-piloto na região Norte para disponibilizar testes de diagnóstico e monitoramento da hepatite, uma das formas mais graves de hepatite viral.

O projeto, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Rondônia, pretende expandir para outras regiões do Brasil.

A iniciativa busca preencher uma lacuna histórica no acesso ao diagnóstico, acompanhamento e tratamento dessa infecção no Brasil. A expectativa é alcançar todas as pessoas infectadas na região.

Segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, mais de 72% dos casos de hepatite D no país estão concentrados na região Norte.

O novo modelo de testagem visa facilitar, agilizar e aumentar a capacidade diagnóstica.

Em 2022, o boletim epidemiológico registrou 10.952 casos de hepatite B e 128 de hepatite D no Brasil.

Em 2023, houve uma redução para 10.092 casos de hepatite B e 109 de hepatite D, graças à retomada das ações de prevenção.

Além de aumentar o percentual de cura, a nova opção terapêutica proporciona economia de aproximadamente R$ 43 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo cerca de 33% mais barata comparada ao tratamento anterior.

As informações são do Ministério da Saúde.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.

Sair da versão mobile