Ícone do site Portal Norte

Roraima lidera assassinatos de indígenas em 2023, aponta relatório do Cimi

Roraima se destaca negativamente com os dados do Cimi. - Foto: Tiago Miotto/Cimi

Roraima registrou 47 assassinatos de indígenas em 2023, liderando o número de casos no país, conforme o relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil” do

Os números foram obtidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), de secretarias estaduais de saúde e via Lei de Acesso à Informação (LAI). 

O estudo destaca que, apesar das operações no primeiro semestre na Terra Yanomami, os assassinatos, ataques armados, violências sexuais e o aliciamento de indígenas para o garimpo continuam.

Além disso, Roraima ocupou a segunda posição em casos de violência sexual contra indígenas, com 5 registros. No total, foram 23 casos.

O Estado também ficou em segundo lugar em mortes de crianças indígenas de 0 a 4 anos, com 179 casos. Mato Grosso registrou 124 mortes, enquanto o Amazonas liderou com 295. Juntos, os três estados somaram 57,5% das mortes.

Confira o relatório completo

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile