Até 2025, Roraima precisa qualificar 6,6 mil pessoas para ocupações industriais. Desse total, 1.840 vagas são para formação inicial, destinadas a repor inativos e preencher novas posições.

Além disso, 4.821 trabalhadores necessitam de formação continuada para atualizar suas habilidades.

Do total, são 72% necessitando de aperfeiçoamento. As ocupações industriais exigem conhecimentos específicos da produção industrial, mas também se aplicam a outros setores econômicos.

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, a demanda nacional por trabalhadores qualificados é de 9,6 milhões. O estudo é do Observatório Nacional da Indústria.

Futuras demandas por mão de obra e orienta a formação profissional no setor industrial no Brasil. O estudo agrupa ocupações de 25 áreas industriais.

As ocupações de nível técnico e superior estão crescendo, respondendo por 74% do emprego industrial no Brasil.

As áreas com maior demanda por formação são Construção, Transversais, Alimentos e Bebidas, Logística e Transporte, e Metalmecânica.

Ocupações transversais, como técnico em Segurança do Trabalho e técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento, permitem ao profissional atuar em diversas áreas.

A metodologia do Mapa do Trabalho Industrial leva em conta as estimativas das taxas de difusão de novas tecnologias nas empresas e mudanças organizacionais nas cadeias produtivas.

Isso orienta o cálculo da demanda por aperfeiçoamento e formação inicial. O estudo é uma ferramenta essencial para subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

Com informações de Conexão Boa Vista.