Ícone do site Portal Norte

PF inicia 2ª fase de operação que investiga desvio de remédios aos Yanomami em RR

Polícia Federal realiza operação contra desvio de remédios aos Yanomami, em RR

Superintendência da Polícia Federal em Roraima - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 4, a segunda fase da Operação Yoasi, que investiga suspeitos de um esquema de lavagem de recursos originários do desvio de medicamentos destinados ao povo Yanomami, em Roraima.

Quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Boa Vista, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

As investigações apontam a participação de outros suspeitos nos crimes que estão sendo investigados.

Apenas um dos alvos da operação de hoje, preso na Operação Hipóxia, deflagrada no início de setembro, e que investigou o superfaturamento de oxigênio destinado aos Yanomami, é suspeito de ter repassado R$ 4 milhões para a empresa investigada nesta operação.

Um dos alvos é suspeito de ter repassado R$ 4 milhões para a empresa investigada nesta operação – Foto: Polícia Federal/Divulgação

Segundo a PF, os envolvidos investiram uma grande quantia em dinheiro em empresas para tentar fazer com que parecesse que o dinheiro desviado era legal.

As investigações seguem em andamento.

Primeira fase da operação realizada pela PF

A primeira fase da operação Yoasi foi deflagrada no dia 30 de setembro de 2022, e investigou o suposto esquema que teria deixado mais de 10.000 crianças Yanomami desassistidas.

Na época foi constatado que apenas 30% dos medicamentos adquiridos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) foram entregues pela empresa contratada ao povo Yanomami.

Primeira fase da operação constatou que apenas 30% dos medicamentos adquiridos pelo DSEI-Y foram entregues ao povo Yanomami – Foto: Polícia Federal/Divulgação

RELACIONADAS

+ Operação Paz prende duas pessoas por estupro de vulnerável em RR

+ Forças Armadas prendem 9 garimpeiros ilegais na TIY, em Roraima

+ Operação prende envolvidos na morte de mulher em clínica clandestina em RR

Sair da versão mobile