Ícone do site Portal Norte

Exame toxicológico vencido: Motoristas devem fazer renovação até 28 de dezembro

Quem não renovar exame toxicológico vencido estará sujeito a multa e pontos na CNH

Quem não renovar exame toxicológico vencido estará sujeito a multa e pontos na CNH - Foto: ASCOM/Detran

Os motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que estão com o exame toxicológico vencido devem fazer a renovação do teste até o dia 28 de dezembro deste ano. A obrigatoriedade é especificamente para os motoristas das categorias C, D e E.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme a Resolução 1.002, publicada em 31/10/2023 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os condutores que não regularizarem o exame toxicológico dentro do prazo, poderão ser multados.

O presidente do Detran em Roraima, Álvaro Duarte, pontua algumas penalidades que o condutor recebe ao não realizar o exame toxicológico.

Quem não se adequar neste novo limite de prazo estabelecido pelo Contran, estará sujeito a uma multa no seu prontuário no valor de R$ 1.467 reais e mais 7 pontos na CNH, por se tratar de uma infração gravíssima, explicou Duarte.

Exame Toxicológico é para dar segurança no trânsito

O exame toxicológico é exigido para detectar possível uso de drogas, pois isso afeta o desempenho do condutor ao volante, colocando em risco a vida do próprio motorista e das pessoas à sua volta.

Exame toxicológico em dia é uma segurança a mais no trânsito – ASCOM/Detran

Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), todo condutor habilitado nas categorias C, D e E deve fazer o exame a cada dois anos e seis meses, para motoristas com até 69 anos de idade; e a cada renovação de CNH para motoristas com 70 ou mais.

O exame toxicológico é realizado em clínicas credenciadas à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), órgão responsável pelo lançamento do resultado no sistema.

RELACIONADAS

+ Índice de infração de trânsito aumenta 31% em 2023, em Roraima

+ PRF prende três pessoas por dirigirem bêbadas na BR-174 em Roraima

Sair da versão mobile