Ícone do site Portal Norte

Terras Yanomami: queda de 75% nos alertas de garimpo ilegal resulta em melhoria na qualidade da água

Imagens mostram evolução da limpeza da água nos rios das Terras Yanomami. - Foto: Divulgação/Agência Gov

Dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), mostram que os alertas de garimpo nas Terras Indígenas Yanomami (TIY) caíram de 219,67 hectares para 53,67 entre janeiro e junho de 2023 e 2024.

Atrelado à diminuição da atividade ilegal, notou-se ainda uma melhoria da qualidade das águas dos rios da região.

O Censipam, órgão ligado ao Ministério da Defesa, através de imagens de satélite, identificou uma melhoria na turbidez da água, indicando menor contaminação por resíduos químicos.

As águas, antes amareladas devido à poluição minerária, estão retornando à sua coloração natural, nas Terras Yanomami, ocupada por aproximadamente 27 mil.

A análise, realizada em junho de 2022, 2023 e 2024, abrangeu o rio Uraricoera e o entroncamento dos rios Mucajaí e Couto Magalhães, locais próximos a áreas de garimpo e comunidades indígenas.

A queda nos números de alerta de garimpo representa uma redução de 75% comparada ao mesmo período dos anos anteriores. Em 2022, os alertas somavam 814,81 hectares nas Terras Yanomami.

Em quatro meses de operação Catrimani II, a força-tarefa do Governo Federal inutilizou 35 embarcações, 16 aeronaves, 172 acampamentos, 477 motores, 71 mil litros de combustível e 28 pistas clandestinas.

Os órgãos também apreenderam 40 armas, 26 antenas, 18.194 litros de combustível e 643 m² de madeira.

Fonte: Agência Gov.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile