O Rede, partido do prefeito de Uiramutã, Benísio Souza, denunciou o governador Antonio Denarium (Progressistas) por suposta propaganda eleitoral antecipada nas eleições municipais.

A ação teria sido a favor dos candidatos apoiados pelo grupo político do governador,  Professor Abraão (prefeito) e Secelita Ingarikó (vice-prefeita).

O Progressistas estava realizando uma convenção na escola estadual Joaquim Nabuco, no momento em que o governo fazia a distribuição de kits escolares. O partido de Benício, candidato à reeleição, enxergou fins eleitoreiros na ação.

“Percebe-se que o cunho eleitoral da medida é evidente, visando angariar votos para o Representado. Com base no exposto, dupla ilegalidade vem sendo praticada pelo Representado, e consequentemente, vem conseguindo obtenção de vantagem desleal com as mesmas”, citou a sigla.

Em sua a representação, o Rede pede a imediata suspensão de atividades institucionais em nome de Denarium, e sugere multa para o governador e a notificação dos candidatos e dos partidos envolvidos.

Cassação

Antonio Denarium enfrenta atualmente três processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Esses processos são baseados em acusações de abuso de poder econômico e político, incluindo a distribuição de cestas básicas e a realização de reformas em moradias de famílias carentes durante o ano eleitoral de 2022.

No sistema do próprio TSE é possível verificar que a relatora, ministra Isabel Galloti, remeteu os autos para a assessoria de plenário considerando-os aptos a julgamento nesta quinta-feira, (1º).

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.