O primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Boa Vista foi transmitido na noite da quinta-feira (8), pela TV Bandeirantes e transmitido pelo canal da emissora no YouTube.

Abordando temas como educação, segurança pública e saúde, o debate contou com a presença de Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil), Lincoln Freire (PSOL) e Mauro Nakashima (PV). O atual prefeito, Arthur Henrique (MDB), não compareceu ao evento.

Lincoln foi calmo durante suas respostas e postura. O candidato não fez questão de usar todos os minutos disponíveis para suas falas, réplicas e tréplicas, quase sempre deixando sobrar seu tempo.

As pautas defendidas por Lincoln Freire

Natural do Ceará, Lincoln tem 51 anos, é escritor, ativista socioambiental. Esta é a primeira vez que ele disputa um cargo público.

Católico, o candidato reforçou como principal bandeira a luta pelos direitos sociais, culturais, econômicos e ecológicos. Uma das pautas defendidas pelo candidato é a questão da saúde mental de servidores da área da saúde.

De acordo com Lincoln, além da redução da jornada de trabalho — defendida pela PL 1.105/2023, que tramita pelo senado, também é necessário aumento salarial para a categoria e promover atendimento psicológico gratuito aos servidores.

Ainda na questão trabalhista, o candidato afirmou ser a favor de um transporte gratuito como uma das políticas para beneficiar os assalariados.

Outro problema abordado por Lincoln foram as drogas. Em seu discurso, o candidato reforçou que as drogas não devem ser tratados como um problema de apelo religioso, mas sim de políticas públicas.

Para ele, o caminho é investir na geração de renda e empregos para ajudar na ressocialização de dependentes químicos e combater a adesão de jovens ao tráfico.

A ausência do prefeito Arthur Henrique também foi criticada por Lincoln, que afirmou que o atual gestor da cidade evita “debates democráticos” e se interessa apenas por “politicagem”.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.