Após o julgamento de uma das cassações do governo de Roraima, Antonio Denarium, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) afirmou que o processo de cassação do mandato do governador de Roraima Antonio Denarium e do vice-governador Edilson Damião é uma “armação”.
O parlamentar ressaltou que é contra a cassação do governador.
“Os adversários nunca ficam satisfeitos quando perdem e encontram argumentos para ajuizar ações de todas as naturezas. Os adversários que foram derrotados nas urnas querem tumultuar e colocam seus interesses pessoais acima dos interesses do estado e do seu povo. Com isso, prejudicam não apenas o governo do estado, prejudicam não apenas o governador Denarium e o vice-governador Edilson Damião, mas toda a população e o crescimento econômico e social que o estado vem tendo.“
Disse o senador Mecias de Jesus segundo a Agência Senado.
O político ainda elogiou o trabalho de Denarium como governador e afirmou que houve avanços em seu governo, como a consolidação do agronegócio, expansão dos serviços de infraestrutura e investimentos em saúde e educação, entre outros.
Veja a cronologia das cassações do governador Antonio Denarium
14 de agosto de 2023: O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou a primeira cassação de Antonio Denarium, devido à distribuição de cestas básicas durante o período eleitoral de 2022.
Os juízes Felipe Bouzada (relator), Tânia Vasconcelos, Joana Sarmento e a presidente da Corte, Elaine Bianch, votaram a favor da cassação.
7 de dezembro de 2023: Antonio Denarium foi novamente cassado, desta vez acusado de utilizar o programa habitacional “Morar Melhor” para influenciar as eleições de 2022. Quatro juízes votaram a favor da cassação, enquanto três outros optaram por aplicar apenas uma multa.
22 de janeiro de 2024: Denarium teve seu mandato cassado por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Dos sete juízes que participaram do julgamento, cinco votaram pela cassação e dois pela manutenção do mandato.
2 de julho de 2024: A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aceitou um pedido de impeachment contra Antonio Denarium, com denúncias apresentadas por Rudson Leite e Fábio Almeida.
Os responsáveis pelas denúncias alegaram que o governador violou princípios constitucionais de legalidade, moralidade e eficiência na administração pública, além de questionarem a legalidade da transferência de quase R$ 70 milhões para 12 municípios de Roraima.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.