Ícone do site Portal Norte

Cassação de Antonio Denarium: TSE ouve defesas e decide adiar julgamento

Processos contra Denarium no TSE aguardam serem pautados - Foto: Processos contra Denarium no TSE aguardam serem pautados - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouviu a relatoria da ministra Isabel Gallotti e as defesas sobre uma das acusações da cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (Partido Progressitas) nesta terça-feira (13).

A sessão plenária foi transmitida pelo canal oficialda Justiça Eleitoral. Da defesa, participaram cinco advogados, contudo, dois apresentaram problemas na inscrição para sustentação oral do caso.

Os responsáveis pela defesa de Denarium aparentava nervosismo e um dos advogados trocou os nomes dos programas sociais mencionados no caso. Em meio à desordem, um dos defensores admitiu sentir-se constrangido.

Entre os destaques na sustentação, o advogado Fernando Neves, criticou a oposição, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima e a votação feita pelos ministros sobre o cado do governador.

“Os partidos adversários fizeram uma verdadeira enxurrada de ações na Justiça Eleitoral já preparando um caminho para enfrentar o resultado de eleição [de 2022] para enfrentrar aquele chamado terceiro turno. A maneira peculiar do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima atuar, que ele não segue a jurisprudência e não respeita as práticas processuais, acabou fazer que alguns desses processos fossem acolhidos e um deles é justamente essa ação de investigação judicial-eleitoral, que repete fatos examinados em representações específicas.”

Disse o advogado de defesa Fernando Neves.

Após as defesas, o advogado citado anteriormente foi procurado pela equipe do Portal Norte, em Brasília, contudo, disse que não iria comentar o caso porque ainda está em processo de julgamento.

O advogado Walber de Moura Agra apresentou suas argumentações com clareza durante a sessão.

TSE decide adiar julgamento da cassação de Antonio Denarium

Nesta terça-feira (13), a cassação do mandato de Antonio Denarium está relacionada ao abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

Esse abuso se refere à distribuição de cestas básicas e cartões de crédito através de programas sociais, que foram usados em quantidade significativamente maior do que nos anos anteriores ao período eleitoral de 2022.

Logo após a leitura da relatoria e explicação das defesas, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, tornou suspenso o julgamento do caso do governador Antonio Denarium para ser pautado em outra data.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile