O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar novas medidas em apoio ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6).
Segundo o ministro, a reação noção do valor para a reconstrução será dada somente a medida que o nível da água for baixando.
“Não necessariamente valores, nós não queremos ficar anunciando valores pontuais que ainda não estão devidamente apurados”, disse.
Rui Costa afirmou que toda ação emergencial já foi disponibilizada pelo governo.
“Todos os recursos que dizem respeito à ação imediata de acolhimento de resgate. Isso já foi feito, é automático para as cidades, para o Estado, para as unidades federais, as forças armadas que estão lá. Então, esse recurso para a ação imediata emergencial, isso já foi feito.”
Chuvas no RS
Na noite deste domingo (5), o governo federal reconheceu estado de calamidade em 336 municípios do Rio Grande do Sul.
Segundo a última atualização da Defesa Civil, há 341 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas consequências das chuvas no estado. São 18.487 desabrigados, 115.921 pessoas desalojadas e um total de 850 mil pessoas afetadas pelos efeitos da calamidade climática.
Até o momento, são 78 óbitos e há o registro de 111 desaparecidos. O boletim registra ainda o salvamento de 3.461 animais.