O comentarista político Davidson Cavalcante destacou, nesta sexta-feira (23), os bastidores políticos no Amazonas.

Veja os destaques durante o Norte Notícias:

1.Assunto: Sabá Reis na berlinda? Apesar da negação dos rumores de troca na SEMULSP, aliados políticos consideram que o desgaste pode trazer mudanças na pasta.

Análise: Ainda não é ponto final para o secretário de limpeza pública Sabá Reis, mas, após operação da PF que apura ilicitudes nos contratos de empresas como a Tumpex e Marquise, mesmo que tenha um pé na gestão passada ainda sob o comando de Arthur, pode respingar na gestão atual. O prefeito David Almeida deu uma declaração de apoio a operação da PF, porém, descartou por hora mexidas na SEMULSP. Mas, fontes políticas e aliados em torno do prefeito, avaliam, que a depender do impacto público dessa operação, não terá alternativa ao não ser mexer no secretariado, e de repente, Sabá Reis tenha de ser substituído. Segundo bastidores, a operação da PF gerou um desconforto grande entre os aliados, o que daria status de uma pressão velada pela saída de Sabá. Como a próxima semana, o foco é Parintins, por causa do festival, a ideia é aguardar os desdobramentos públicos para assim decidir se mantém o atual secretário, ou se troca o comando. O que não falta é gente querendo o posto, e já sabemos o porque né!!!

2.Assunto: Arthur Neto confronta alegações de David Almeida e busca se distanciar de responsabilidades com a Mamute.

Análise: Arthur Virgílio, negou qualquer intenção de servir como “escudo” para terceiros. A declaração surge como uma resposta à postura adotada por David Almeida em relação à “Operação Dente de Marfim”. A operação está investigando um suposto esquema de falsificação de notas fiscais que envolve a Mamute Conservação, Construção e Pavimentação, uma empresa contratada durante a gestão de Virgílio Neto. A Mamute foi contratada em 2016, durante o segundo mandato de Virgílio Neto (2012-2016), e manteve seu contrato até o final do ano passado, sob a gestão de David Almeida, que estendeu o contrato da empresa diversas vezes. O fato é que Arthur tenta voltar ao jogo político em 2024, e com isso, quer se distanciar de polêmicas transcorridas durante sua gestão, principalmente no final de seu segundo mandato. O prefeito David Almeida defendeu a operação, e não descarta nos bastidores fazer mexidas internas, para assim, se desquitar de qualquer protecionismo a quem esteja envolvido. Arthur teme, segundo fontes, que isso sepulte de vez seus projetos políticos que já soam críticos, desde sua última votação para o Senado em 2022. Quem disse que isso não respinga no processo eleitoral? Ninguém quer dar sopa pro azar, não é mesmo?!

3.Assunto: Anne Moura enfrenta resistências internas, e dependerá dos alinhamentos políticos de Omar e Braga no tabuleiro municipal.

Análise: A pré-candidata do PT Anne Moura tem sentido barreiras internas quanto a possibilidade de encabeçar chapa em 2024. Apesar do prestígio com a executiva nacional, Anne terá que passar segundo fontes pelo tabuleiro e envergadura política de Omar e Braga, que se movimentam em aceno ao Prefeito David Almeida. Segundo bastidores, existe uma costura para aproximá-lo em uma conjectura com o Governo Federal,o que pode impactar nos planos de Anne em uma disputa majoritária. Uma candidatura dela a Câmara Municipal está no radar, mas, fora das câmeras, ela batalha para adquirir força interna para ser o nome da esquerda, tão dividida no AM. Segue o jogo!!! Mas, com Braga e Omar na articulação, é difícil Anne sozinha lutar contra máquinas influentes na articulação!!!