Com a crise econômica quem o Brasil vem enfrentando, refletida no aumento dos preços de mercadorias e serviços, por exemplo, pagar as tão temidas contas de água e luz tem se tornado um desafio para brasileiro.

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Apesar do reajuste do salário mínimo para R$ 1.212, manter em dia as contas de serviços básicos como água e luz, somadas à cesta básica, tem feito o brasileiro “sentir no bolso” o peso do compromisso.

E quando o consumidor não consegue realizar o pagamento no prazo estipulado, você sabe com quantos dias os serviços podem ser cortados?

Portal Norte de Notícias explica como funciona o corte de água e luz em Manaus.

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Água

De acordo com a Águas de Manaus, empresa que presta o serviço na capital, o corte no fornecimento de água tratada pode ser realizado a partir de 60 dias de inadimplência.

Ainda segundo a concessionária, a empresa procura os clientes inadimplentes para regularizar a situação. Caso a tentativa de renegociação não firme, o serviço é cortado.

Não paguei, e agora?

A empresa diz que possui uma política de negociação flexível, para evitar o acúmulo de débitos.

“A situação do cliente é analisada de maneira individual, para chegar às melhores condições possíveis para um acordo”.

O cliente que tiver o processo de corte efetivado consegue ter o fornecimento de água reestabelecido em até 24h após negociar e comprovar o pagamento do débito, informou a Águas de Manaus.

Os canais de atendimento estão disponíveis 24 horas para negociação, são eles: Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site e aplicativo Águas APP.

Tarifa Manauara

A concessionária também disponibiliza opção da Tarifa Manauara para clientes de baixa renda. Cerca de 80 mil famílias são beneficiadas na capital.

O benefício concede 50% de desconto na conta de água. A adesão ao programa pode ser feita em um dos canais de atendimento da empresa, com a apresentação do cartão Bolsa Família, documentos pessoais e do imóvel.

 

Luz

De acordo com a Amazonas Energia, concessionária que fornece o serviço no Estado, resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê a inclusão do “aviso de corte” na própria fatura de energia 15 dias antes do procedimento.

Quando o usuário deixa de pagar a conta, a empresa envia, na fatura seguinte, o “aviso de corte”.

Assim, o prazo de 15 dias para realização do corte por inadimplência começa a contar da entrega da fatura com o reaviso de corte, não se confundindo com o vencimento da conta de energia.

Não paguei, e agora?

Para negociações da conta de energia, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da companhia: WhatsApp com o mesmo número do call center (0800 701 3001), site, app, oito lojas de atendimento na capital, e agências nos municípios do interior.

Após comprovado o pagamento da fatura, a energia deve ser religada no prazo máximo de 24 horas, em área urbana, ou 48 horas, em área rural.

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