Neste domingo (19), o helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi e o representante do líder supremo do Irã na província, Mohammad Ali Al-e-Hashem, caiu enquanto atravessava uma área montanhosa.

Os líderes retornavam de uma visita à fronteira do Azerbaijão. O helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa devido a forte neblina.

Raisi estava acompanhado do seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso.

O Ministro do Irã informou que 40 equipes de resgate foram enviadas ao local.

Morte do presidente do Irã

A morte foi confirmada na madrugada de segunda-feira (20) pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã. O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, de 63 anos, e todos que estavam no helicóptero morreram.

No helicóptero estavam também o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, o chefe da equipe de guarda-costas de Raisi, Mehdi Mousavi, e o representante do líder supremo do Irã na província, Mohammad Ali Al-e-Hashem.