A deputada petista Jack Rocha (PT-ES) será a relatora do pedido de cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão.
Chiquinho Brazão está preso há mais de um mês após ser ligado ao caso do assassinato da vereadora Marielle Franco em abril de 2018. No dia 24 de março, Chiquinho foi preso pela Polícia Federal em operação que investiga os supostos mandantes do crime.
A deputada tem 10 dias para apresentar um parecer preliminar, que vai recomendar a punição ou a absolvição do parlamentar. O processo corre no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e deve ter 11 votos dos 21 deputados membros.
Caso seja aprovada a cassação, o caso será votado no Plenário da Câmara, onde são necessários 257 votos favoráveis dos 513 deputados.
Saiba quem é Jack Rocha
Aos 40 anos, Jackeline Oliveira Rocha é vice-líder do PT na Câmara dos Deputados e presidente do Partido dos Trabalhadores do Espírito Santo. Ela é a primeira deputada federal negra do seu Estado.
Jack está em seu primeiro mandato como deputada e é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial na Câmara dos Deputados.
Nas redes sociais, a deputada ressalta sua defesa por projetos e pautas do governo Lula e dos direitos das minorias.
Formada em administração, a deputada integra o grupo de trabalho de Industria, Comércio, Serviços e Economia Solidária na equipe de transição: Brasil do Futuro do eleito presidente Lula em 2022.
Relembre o assassinato da vereadora Marielle
No dia 14 de março de 2018, Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados a tiros no Rio de Janeiro.
Marielle Franco era vereadora do Rio de Janeiro pelo partido PSOL, defendia os direitos humanos, criticava a atuação violenta da Polícia Militar e a milícia no Rio de Janeiro.