O senador do PT Fabiano Contarato foi o único senador aliado ao governo Lula a votar contra o veto do presidente.

O senador afirmou que não apoiou o veto do presidente Lula por não achar razoável a quantidade de benefícios já existentes aos presidiários. Ele destacou que os presos já possuem muitos benefícios.

O governo Lula sofreu a derrota após o Congresso derrubar o veto de Lula sobre a lei que acaba com as saidinhas temporárias dos presos do regime semiaberto para visitas esporádicas à família.

Quem é o senador do PT

Fabiano Contarato é senador pelo Espírito Santo e já foi líder do PT no Senado Federal.

Fabiano se formou em direito pela Universidade de Vila Velha (ES). Ele atuou como delegado por 27 anos e foi eleito senador em 2018. Filiado ao PT desde 2021, mas já foi do partido Rede Sustentabilidade.

Nas redes, o senador divulga sua vida particular. Ele é casado com Rodrigo Groberio e é pai adotivo de duas crianças.

"Adoção é um ato de amor e a oportunidade de constituir uma família", diz o senador em sua rede. 

Foto: Reprodução/ @Fabiano Contarato
“Adoção é um ato de amor e a oportunidade de constituir uma família”, diz o senador em sua rede. Foto: Reprodução/ @Fabiano Contarato

Saidinha dos presos

Deputados e Senadores derrubaram nesta terça-feira (28) os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à proposta que acaba com a saidinha temporária dos presos.

A derrubada do veto ocorreu por 366 votos a 137, com 1 abstenção, sendo 314 votos a 116 na Câmara pela queda do veto; e 52 a 11 no Senado.

Anteriormente, a saída temporária ocorria em feriados e datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal.