O presidente Lula escolheu Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social, para chefiar as ações de reconstrução no Rio Grande do Sul.

Paulo Pimenta, deputado federal pelo PT, comandará as ações do governo federal para reconstruir as áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Gaúcho e com 59 anos, Pimenta trará sua experiência política para a coordenação das medidas de auxílio e reconstrução. Desde o início da tragédia no estado, Paulo Pimenta tem atuado como um dos principais representantes do governo federal nos esforços de resposta.

O deputado já foi presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso entre 2012 e 2013, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Como deputado federal se reelegeu em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Atualmente, Pimenta é cotado para governador do RS, nas eleições de 2026.

Fake News

Como ministro que atua na comunicação do governo, Paulo tem posicionamento crítico e contrário a disseminação de notícias falsas e prometeu separar visões ideológicas da comunicação institucional.

“A desinformação mata e não queremos nunca mais repetir esse problema. Faremos um trabalho permanente de combate às fake news e à desinformação”, disse em seu discurso.

Paulo Pimenta agradece

O anúncio da escolha foi feito durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15).

“Pimenta tem sido um companheiro que tem tido um trabalho extraordinário aí no Estado do Rio Grande do Sul. Eu preciso tomar cuidado, porque senão eu vou perder ele para o Rio Grande do Sul, porque aqui tem ficado muito pouco, mas tem ficado muito Rio Grande do Sul”, disse Lula.

Após o anúncio da escolha, Pimenta se manifestou nas redes sociais: