O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou, neste domingo (5), que a Polícia Federal (PF) já realizou duas diligências para investigar a divulgação de fotos da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante a aplicação. As ações ocorreram no Distrito Federal (DF) e em Pernambuco (PE).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A instituição foi acionada após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificar fotos de provas, especialmente da página da redação, circulando nas redes sociais pouco após o fechamento dos portões.

“Fizeram duas diligências. Uma em Pernambuco, onde um proprietário de um conteúdo digital divulgou a imagem. Outra diligência aqui no Distrito Federal. Eu conversei com o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), com o superintendente da Polícia Federal”, anunciou Camilo Santana.

E completou: “A polícia está engajada em fazer toda a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para identificar a divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas”, disse.

A assessoria de imprensa do Inep confirmou a reprodução da imagem e a medida adotada. “Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou.

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigirem a dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto.

A imagem mostra ainda quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto.

RELACIONADAS

+ ENEM: Ministro faz balanço do primeiro dia de aplicação das provas

+ Lula visita INEP e checa sala de Controle que monitora aplicação do ENEM

+ ENEM: Ministro visita Centro de Comando e Controle da PRF