Em homenagem a Pelé, o Santos sinalizou em imortalizar a camisa 10 do clube.

A decisão tomou força, após a família do ‘Rei do Futebol’ externar o desejo pela aposentadoria da jaqueta, para que nenhum jogador a use novamente.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Contudo, nesta sexta (30) a diretoria santista recuou na ideia.

Em uma entrevista antiga concedida por Pelé ao influencer Bolívia, que circula nas redes sociais, ele sugere permanecer com o número em uso permaneça.

“É melhor, talvez, deixar o número 10 porque aí o pessoal nunca vai esquecer”, disse Pelé na ocasião.

O presidente do Peixe Andres Rueda, que se mostrava favorável à aposentadoria, mudou de posição com o vídeo.

“Há um vídeo antigo que chegou até nós em que o Pelé fala da vontade de manter a camisa 10. Mudou um pouco o conceito, agora. Deixamos para conversar com a família depois, agora nem é momento”, explicou à Folha.

RELACIONADAS

+ O que significa o apelido Pelé?

+ Pelé: ‘Morreu o símbolo supremo do futebol’, diz jornal Clarin da Argentina

+ Velório de Pelé será na Vila Belmiro em Santos, SP

Mudou de posição

Pelé morreu nesta quinta (29), aos 82 anos, de falência de múltiplos órgãos decorrente de um câncer no cólon.

O presidente do Santos se mostrava favorável pela aposentadoria da camisa 10 até antes de ver o vídeo.

“A entrevista muda um pouco a nossa visão sobre o assunto. No vídeo, o Pelé diz que tem que continuar usando. Está tudo em aberto, mas, por enquanto, seguiremos com a 10 normalmente”, completou, o presidente do Santos.

Antes de ter acesso ao vídeo, o dirigente havia afirmado em entrevista à rádio BandNews que proporia ao Conselho Deliberativo a aposentadoria da camisa e que, mesmo antes da decisão definitiva, o clube não utilizaria o item durante as primeiras competições do ano: a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Paulista.

“Com esse entendimento da família (de Pelé), a gente vai propor para o Conselho que aposentem a camisa 10. Isso tem um trâmite burocrático, reunião de Conselho, aprovação… Enquanto isso, por um ato administrativo, a gente não vai mais utilizar a camisa 10 a partir de janeiro, esperando que vire uma decisão definitiva do nosso Conselho”, havia afirmado Rueda.

Opiniões divididas

O tributo ao Rei do Futebol divide opiniões entre conselheiros.

Para uma ala, a homenagem é tardia e deveria ter acontecido ainda em vida.

Alguns apontam que jogadores de pouca representatividade do clube já utilizaram o número, desvalorizando a homenagem.

“Eu, particularmente, sempre fui favorável. Acho que é uma excelente homenagem. Agora, porque isso não foi colocado antes… a opinião dos sócios é meio dividida, tem uma parte que quer que a camisa seja aposentada e outra grande parte não quer, que o fato dela estar presente vai sempre trazer a lembrança de que o Pelé está junto com o time jogando”, argumentou o cartola.

No último ano, durante a discussão sobre a mudança de estatuto do clube, alguns conselheiros sugeriram a aposentadoria, mas a proposta não chegou a ser levada à votação. Estatutariamente, a proposta ainda precisaria entrar na pauta para, posteriormente, ser votada e oficializada pelo Santos.

Homenagem ao Pelé

Em janeiro, o clube exibirá em seu escudo uma coroa em homenagem a Pelé, logo acima do distintivo.

O símbolo foi posicionado entre as estrelas referentes aos títulos mundiais de 1962 e 1963, conquistados pelo clube nos anos dourados do
Rei do Futebol.

A honraria foi proposta no novo estatuto do Santos, aprovado em novembro deste ano.

Segundo o artigo 103 do documento, o clube passará a usar uma coroa sobre as estrelas dos títulos mundiais em todas as suas camisetas, “em homenagem permanente a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé”.

A mudança vale para os times feminino e masculino, que usarão o novo brasão em jogos de futebol profissional e amador, além do futsal.