Após a demissão de Thiago Carpini, o São Paulo está em vias de concretizar um acordo com o técnico argentino Luis Zubeldía.

Com 43 anos, Zubeldía está sem clube desde sua saída da LDU, do Equador, em dezembro do ano passado. Fontes afirmam que as negociações estão avançando positivamente e existe a possibilidade de sua chegada ao Brasil neste fim de semana.

Esta não é a primeira vez que o nome de Zubeldía é cogitado pelo São Paulo. Anteriormente, antes da contratação de Carpini, em janeiro, o clube considerou a possibilidade de trazer o argentino, porém, Carpini foi escolhido para suceder Dorival Júnior.

Na época, Muricy Ramalho, atual coordenador técnico do clube, criticou Zubeldía pela demora nas conversas, chegando a comentar que o argentino estava “com muita pose”.

O São Paulo também consultou Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, e o português Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino, mas ambos recusaram o convite.

Embora o nome do técnico espanhol Rafa Benítez tenha sido ventilado antes da demissão de Carpini, fontes afirmam que a possibilidade de um acordo com o treinador europeu foi completamente descartada.

Enquanto isso, nas redes sociais, alguns torcedores clamam pela contratação do português José Mourinho, ex-Real Madrid e Inter de Milão. No entanto, os valores envolvidos em uma eventual negociação estão além da realidade do mercado brasileiro.

Quem é Luis Zubeldía?

Zubeldía é conhecido por sua recente conquista da Copa Sul-Americana com a LDU em 2023, quando seu time bateu o Fortaleza nos pênaltis após um empate por 1 a 1 no tempo normal. Ele também levou a LDU ao título do Campeonato Equatoriano no ano passado, eliminando o São Paulo nas penalidades pelo caminho.

Além da LDU, Zubeldía acumula experiências por clubes como Lanús, Barcelona de Guayaquil, Racing, Cerro Porteño, e teve uma passagem pela Espanha, dirigindo o Alavés.

Sua carreira como jogador foi interrompida precocemente aos 23 anos devido a uma grave lesão na perna, o que o levou a iniciar sua carreira de treinador. Em 2008, ele se tornou o técnico mais jovem da história da elite do futebol argentino, assumindo o comando de um time aos 27 anos.