Ícone do site Portal Norte

Falta de concentração e foco pode ser intolerância a glúten; Entenda

Homem distraído. - Foto: Freepik

Problemas de concentração e dificuldade de foco são frequentemente associados a fatores como estresse, ansiedade, distúrbios do sono e até o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Porém, um fator menos conhecido, mas que também pode influenciar na capacidade de concentração, é a intolerância ao glúten.

O que é glúten?

O glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e centeio, é composto por dois grupos proteicos: gliadina e glutenina.

Esses elementos estão presentes no endosperma, a parte nutritiva dos grãos, e têm forte impacto no organismo de quem possui sensibilidade a essa proteína.

Quais alimentos contêm glúten?

Alimentos feitos com trigo, cevada, malte ou centeio, como pães, bolos, biscoitos, massas e cervejas, contêm glúten.

Além desses, produtos como temperos industrializados, queijos, molhos (como ketchup e maionese) e até alguns medicamentos também podem conter traços dessa proteína.

Alimentos que contém glúten. – Foto: Freepik

Doença celíaca

A intolerância ao glúten, conhecida como doença celíaca, é uma condição genética que impede o organismo de digerir adequadamente a glutenina. Isso pode afetar o metabolismo e causar danos intestinais.

Os sintomas vão além dos desconfortos digestivos, podendo impactar o bem-estar mental e físico.

Sintomas da intolerância ao glúten

Alguns sinais de intolerância ao glúten vão além do sistema digestivo e podem prejudicar a capacidade de foco. Entre eles:

É fundamental ressaltar que apenas um profissional de saúde qualificado pode diagnosticar a intolerância a glúten. Se você ou alguém que você conhece apresenta os sintomas descritos neste material, procure um médico para uma avaliação completa.

Com informações de Celer, Nestlé e Dasa.

Sair da versão mobile