A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) está ampliando as ações de Novembro Azul em diversas áreas da zona rural de Palmas. A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Mariazinha Rodrigues da Silva, localizada em Buritirana reuniu, na última quarta-feira (27), homens do assentamento Entre Rios para atendimento.
Utilizando a Igreja do assentamento, a equipe da USF atendeu cerca de 30 homens. Os atendimentos abrangeram áreas médicas e odontológicas, práticas corporais e auriculoterapia.
Além disso, a equipe realizou testagens rápidas para infecções sexualmente transmitíveis (ISTs), como HIV, Síflis, Hepatites B e C, Síflis e outras. O Novembro Azul é um movimento global de conscientização sobre a saúde do homem, que acontece durante o mês de novembro.
Importância da ação em meio a crescente de casos de câncer e HIV
A ação da Semus de aumentar os locais de atendimento do Novembro Azul é crucial, considerando os dados alarmantes relacionados ao câncer e ao HIV do Tocantins. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima que no ano de 2025 o Tocantins terá cerca de 9 mil ocorrências de câncer. Para o ano de 2023, a estimativa era de 2.9 mil ocorrências de câncer, sendo 510 de próstata.
As ocorrências de HIV e Aids no Tocantins também preocupam. O HIV (vírus da humnodeficiência humana) é o nome dado ao vírus que infecta o sistema imunológico humano. A Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) é o estágio avançado do HIV sem tratamento. Embora o HIV e a Aids em si não causem a morte diretamente, a ausência de tratamento pode levar a complicações graves.
A pessoa vivendo com o HIV apenas desenvolve o quadro de Aids caso não faça o controle adequado da carga viral, quantidade de vírus do HIV no corpo. No estágio avançado, o sistema imunológico é tão comprometido que doenças comuns, como uma gripe, podem levar ao óbito.
Dados do Boletim Epidemiológico de HIV e Aids de 2023 indicam que o Estado notificou, do ano de 2007 ao de 2023, 2.855 casos de HIV.
Apenas no ano passado, foram notificados 304 novos casos de HIV no Tocantins. No mesmo ano, foram registrados 124 casos de Aids. Números preocupantes devido ao aumento de 47,5% na taxa de mortalidade por Aids nos últimos 10 anos no Estado. Ou seja, cerca de 3,8 pessoas a cada 100 mil morrem em decorrência de Aids.
Saúde mental masculina
A ação da Semus também proporcionou uma roda de conversa sobre a saúde mental masculina com os moradores de Entre Rios. Uma ação importante levando em consideração o grande índice de mortes por suicídio no Brasil e em todo mundo.
No Tocantins de acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Saúde do Estado, ocorreram, em 2023, 159 mortes por suicídio no Tocantins. Já de janeiro a julho deste ano, foram registrados 102 casos.
Ações adequadas à realidade
A equipe da USF Mariazinha Rodrigues da Silva programou essa ação mais próxima aos moradores em regiões mais distantes da unidade ou aqueles que têm resistência de ir até a USF. Sendo definido um ponto de encontro acessível para a comunidade.
Edilma Pinto, coordenadora da USF Mariazinha Rodrigues da Silva, comentou que essas ações em zona rural são comuns e necessárias. Ela pontua que essas pessoas “moram longe demais e não tem transporte“, o que dificulta muito o acesso ao atendimento o serviço de saúde.